loader-image
temperature icon 23°C

Embu das Artes é a cidade do Conisud com menos mortes de covid por mil habitantes

Mortalidade por 100 mil habitantes é menor em Embu das Artes.

Compartilhar notícia

Da assessoria da PMETEA

As ações de enfrentamento à pandemia, realizadas pelo governo municipal desde março de 2020, colocaram Embu das Artes como a cidade do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) que registra menor número de mortes de covid por mil habitantes, em comparação aos outros sete municípios que compõem o órgão. Foram levados em consideração, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE).

O município registrou 1,87 morte a cada mil habitantes, enquanto Taboão da Serra apresenta 2,85; seguida por Embu-Guaçu 2,68; Itapecerica da Serra 2,44; Cotia 2,16; Juquitiba, 2,09; São Lourenço da Serra, 2,06 e Vargem Grande Paulista, 2,02. A população estimada de Embu das Artes, em 2020, foi de 276 mil.

Esse alcance se deve às medidas estratégicas adotadas pelo governo para atenuar os impactos da pandemia. Sem um hospital geral próprio, foi criado o Hospital de Campanha do Vazame, que tem 56 leitos de Enfermaria e 10 unidades de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), além de oferecer tomografia computadorizada, que é fundamental no diagnóstico da covid-19. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Santo Eduardo possui mais 25 leitos de Enfermaria. No total, as duas unidades somam 91 leitos no município.

Embu das Artes foi a primeira cidade da região a construir uma usina própria de oxigênio e tem se destacado por ser um dos municípios da Grande São Paulo que mais adianta a faixa etária da vacinação, ultrapassando a marca de mais de 100 mil doses aplicadas. A manutenção do estoque do kit de intubação está em dia e a cidade não registrou nenhuma morte de paciente aguardando vaga na Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

Paralelo a essa ações, o governo continua incentivando medidas preventivas, como o distanciamento social e o uso de máscara e álcool em gel.

Veja também