Por Samara Matos, na região central
O prefeito Engenheiro Daniel oficializou, na noite de quarta-feira (1º), a nova equipe de secretários que estará à frente da administração de Taboão da Serra durante o mandato 2025-2028. A cerimônia, realizada no Cemur, contou com a presença da vice-prefeita Érica Franquini, dos 13 vereadores eleitos, autoridades locais e moradores da cidade.
Com foco na eficiência e na formação de um time técnico, Daniel anunciou uma reestruturação administrativa que amplia o número de secretarias, buscando melhorar os serviços oferecidos à população.
Secretários empossados
O prefeito priorizou nomes técnicos, comprometidos com uma gestão eficiente e transparente. Confira os novos secretários e suas respectivas pastas:
• Secretaria de Administração e Gestão – Adelço Buhrer Junior (ex-secretário da Fazenda em Embu das Artes e Taboão da Serra)
• Secretaria de Esportes – Luis Lune (ex-vereador)
• Secretaria de Governo – Paulo Silas (ex-vereador)
• Secretaria de Assuntos Jurídicos e Justiça – Adriano Teodoro
• Secretaria da Fazenda – Viviane Camargo (ex-secretária da Fazenda em Embu das Artes)
• Secretaria de Planejamento – Fábio Fernandes (ex-secretário de esportes na gestão Fernando Fernandes)
• Secretaria de Habitação e Meio Ambiente – Dr. Márcio Alfredo Ferreira
• Secretaria de Assistência Social – Jefferson Alves da Silva
• Secretaria de Educação – Luciano Correa (ex-secretário de educação em Cotia)
• Secretaria de Saúde – Ailton Bogalho
• Secretaria de Segurança Pública – Luís Ledenis Peniche
• Secretaria de Cultura – Maestro Edison Ferreira
• Secretaria de Comunicação – João Menezes
• Secretaria de Manutenção – Johnatan Noventa (ex-vereador)
• Secretaria de Obras – Edson Galina
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Gerson Brito (ex-secretário de segurança e trânsito na gestão Fernando Fernandes)
Algumas secretarias ainda aguardam nomeações. A Secretaria de Gestão de Pessoas será assumida interinamente por Michele Uchoa, enquanto a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana terá à frenteo vereador Marcos Paulo, que assumirá após a aprovação da reforma administrativa prevista para ser votada nesta sexta-feira (3).
Novas pastas previstas pela reforma administrativa
Entre as novas pastas estão:
– Indústria, Serviço e Comércio: Ali Sati (ex-secretário de cultura na gestão Fernando Fernandes)
– Cidadania, Direitos Humanos e Mulher: Professor Moreira
– Tecnologia e Inovação: André Egydio (ex-vereador)
– Licitação e Suprimentos: Paulo Bittencourt (ex-secretário de licitação e suprimentos em Embu das Artes)
A reforma também inclui a criação da Subprefeitura do Pirajuçara, que será chefiada pelo Tenente Dacal.
Em coletiva, o prefeito Engenheiro Daniel destacou o compromisso com a nova gestão: “Nosso compromisso é que cada secretário esteja em sua secretaria a partir desta quinta-feira (2) para entender e compreender as diretrizes e o trabalho que esperamos de todos. Eu, juntamente com a vice-prefeita, vamos focar na reforma administrativa, pois precisamos integrar todo o grupo na administração pública e dar início ao nosso trabalho. Embora iniciemos com os secretários, temos um time técnico e capacitado que precisa atuar o mais rápido possível para que a nova gestão se torne uma realidade.”
A primeira ação do prefeito será, portanto, a reforma administrativa, que se tornará o marco inicial de sua administração.