Por Ionice Lourenço
Para muitos, o natal tem uma representação religiosa enquanto para outros é apenas uma data de confraternização.
Para os cristãos, o natal simboliza o nascimento de Jesus e, apesar de ocorrer discordância na data exata devido aos diversos calendários existentes, no Brasil comemoramos em 25 de Dezembro.
Embora tradicionalmente seja uma festa cristã, o natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos por ser uma data secular e de diversos costumes associados ao longo dos anos.
Parece que nesta época a magia do amor, da tolerância e da fraternidade tomam conta de nossas emoções emergindo o que temos de melhor.
Em algum momento o “Velho Noel” toca em nossas almas e reacende os nossos corações resplandecendo e contagiando o que há de melhor dentro de nós, como o riso, o abraço e a alegria.
Quem dera que o Papai Noel, figura tão representativa no imaginário infantil, desse a cada criança um pouco de felicidade, amor, paz e saúde. E que tudo isso se perpetuasse e eternizasse em suas vidas.
É Natal!
Sim, choramos pelas perdas, pelos que partiram e pelo que sofremos. Mas é, também, o momento em que podemos regressar em nossas vidas e ter a força de querer e acreditar em um novo recomeço. Em inovar, em mudar, em reconstruir.
É Natal!
É a festa da família enraizada à nossa cultura que traz o acolhimento de nossos entes queridos. O natal leva a doçura e a dádiva de cada um de nós que muitas vezes esta inerte dentro de nossa alma.
É a troca de presentes materiais, das comidas típicas e também da ajuda ao próximo, onde temos a oportunidade de presentear aquela criança que deixou sua cartinha no Correios, aquele menino da comunidade carente, aqueles que – de alma bondosa – pegam inúmeras sacolinhas de natal. Que bem isso nos faz! Pois não só o consumismo nos consome.
É Natal!
Espero que as árvores simbolizem o crescimento da paz, que as luzes incendeiem os nossos corações e que o brilho não se perca dentro de nós. Que o Papai Noel traga tudo o que você pediu e o que você esqueceu de pedir também.
Ionice Lourenço: Psicóloga Clínica
Rua Elizabeta Lips 129 – Jd Bom tempo – Taboão da Serra