Fernando Fernandes nomeia Walter Paulo na Segurança e Olívio Nóbrega vira Secretário de Governo

Por Allan dos Reis, no Parque Assunção

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) deu posse no fim da tarde desta sexta-feira (29) aos seus dois novos secretários municipais. Ambos já ocuparam o mesmo cargo na atual gestão, mas saíram após a crise política se acirrar entre executivo e legislativo. Olívio Nóbrega, ex-planejamento, vai para a Secretaria de Governo, que era ocupada por Cândido Ribeiro, que acabou demitido. Walter Paulo volta para Secretaria de Segurança, como já havia anunciado o Taboão em Foco há poucos dias.

“Esse grupo é o que estava comigo nas eleições de 2016. Houve um reagrupamento deste grupo, que estava dividido. E nesse reagrupamento houve o entendimento da ocupação de espaço no governo e os nomes indicados pelo grupo foram Olívio e o Walter Paulo”, diz Fernandes.

Fernando Fernandes dá posse aos secretários Olívio Nóbrega (Governo) e Walter Paulo (Segurança).

Questionado sobre o ponto crucial para volta, o prefeito respondeu. “Homens inteligentes sabem mudar as situações. Somente os burros é que não sabem se readequar e rever posições. Não foi a primeira, nem será a última divergência que tem nos governos espalhados pelo Brasil. […] A cidade perde muito com isso [a briga] porque projetos na Câmara podem sofrer atrasos, o próprio relacionamento, o ambiente bélico não ajuda em nada. Só conspira para maldade. Os homens inteligentes sabem reconsiderar, de verdade. Quebrar o retrovisor e jogar fora. Se ficar olhando para o passado e remoendo coisas, você não sai do lugar. Precisa ser grande. Ter o dom de perdoar, de ambos os lados”, ressaltou.

Walter Paulo era o responsável pela Segurança, mas foi demitido em janeiro deste ano após seu filho, o presidente da Câmara de Taboão da Serra Marcos Paulo (PPS), passar a fazer oposição a Fernandes e votar uma série de emendas ao orçamento de 2019.

Fernandes dá posse a Walter Paulo, que volta para a Segurança.

“Eu conversava muito com o Marcos Paulo para gente tomar uma linha de conciliação porque a cidade não pode parar. Quem estava perdendo era à cidade. O prefeito sabe da importância de não deixar a cidade parar e graças a Deus chegamos nessa união perfeita. Acredito, prefeito, que nós vamos fazer o próximo prefeito da cidade [nas eleições de 2020]. Pode contar comigo e com minha família. Nosso objetivo é seguir em frente e temos um objetivo em 2020”, diz Paulo.

Já a volta de Olívio Nóbrega ao cargo de secretário não era ventilado nos radares da política para acontecer agora. Ele ocupou a Secretaria de Planejamento até agosto de 2018, quando – após seu filho, o vereador Eduardo Nóbrega, romper com o governo e se aliar com um grupo político de Embu das Artes – acabou demitido. Depois disto, foram meses e meses de críticas de ambos os lados, mas o tom foi cessando e culminou com sua volta.

Olívio é nomeado secretário e cumprimenta o prefeito Fernando Fernandes.

“Tive que sair porque uma questão estritamente política. As divergências aconteceram, mas felizmente as convergências também aconteceram e nessa convergência me somo para finalizar esse segundo mandato de governo, que ainda está no meio e tem muito a ser feito. A cidade esperava essa união. Quando os governantes começam a brigar quem sofre é a população, que fica desacreditada de nós e diz que os políticos não prestam. E não é verdade. […] Fico muito feliz desta nova entrada. Temos muitas dificuldades a serem superadas e algumas cicatrizes que não fecharam. Temos que seguir em frente”, diz Olívio.

Com o acordo selado, o prefeito vai enviar na segunda-feira, dia 1º de abril, o projeto com reajuste ao funcionalismo e também já está na Câmara à proposta de remanejamento do orçamento, que foi suprimida da peça orçamentária no momento de crise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.