Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the bdthemes-element-pack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/taboaoem/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo de SP recebe Licença Ambiental para início das obras de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra - Taboão em foco
loader-image
temperature icon 23°C

Governo de SP recebe Licença Ambiental para início das obras de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

Compartilhar notícia

Direto da redação

A expansão da Linha 4-Amarela do Metrô, que irá conectar a Vila Sônia à cidade de Taboão da Serra, segue avançando com importantes autorizações governamentais. O Governo do Estado de São Paulo recebeu recentemente a Licença Ambiental Prévia (LAP) e está a poucos dias de solicitar a Licença Ambiental de Instalação (LAI), que permitirá o início das obras ainda neste ano.

O projeto de ampliação da linha, que será a primeira a ultrapassar os limites da capital paulista, prevê a construção de 3,3 km de trilhos adicionais e duas novas estações, incluindo a aguardada Estação Taboão da Serra. Com um orçamento estimado em R$ 3,4 bilhões, a nova extensão beneficiará cerca de 100 mil passageiros diariamente, além de proporcionar um importante impulso à mobilidade urbana da região metropolitana.

O projeto também contempla a construção de uma Estação Chácara do Jockey, além de três poços de ventilação e saída de emergência (VSE), uma subestação de energia e um terminal rodoviário para facilitar o transporte intermunicipal. A estação em Taboão da Serra será situada em uma área central da cidade, em parte do terreno onde ficava a antiga sede da prefeitura.

Detalhes da Estação Taboão da Serra

A Estação Taboão da Serra será uma das principais estruturas da ampliação. Com profundidade de 35 metros, ela ficará a aproximadamente 3,3 km da estação Vila Sônia e contará com dois acessos principais – um na Sorana Sul e outro próximo à Régis Bittencourt, provavelmente interligados por uma passagem subterrânea. A estação também abrigará um terminal rodoviário, que atenderá passageiros de diversas cidades vizinhas, como Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu.

Além da estação principal, o projeto prevê uma estação intermediária, a Chácara do Jockey, que ficará situada em uma quadra delimitada por importantes vias da cidade. O local exato será entre a Avenida Professor Francisco Morato e as ruas Francisco Marson, Francisco Santoro e Osiris Magalhães de Almeida. Com a construção das novas estações, a região deve experimentar uma melhoria significativa na mobilidade, além de atrair novos investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Com a previsão de que a nova extensão da Linha 4-Amarela entre em operação até 2028, a expansão promete transformar a dinâmica do transporte público na região, tornando o trajeto mais rápido e eficiente para milhares de paulistanos e moradores da região.

Veja também