Da redação do Taboão em Foco, com informações do Governo do Estado
Os alunos da rede estadual que estão interessados em aprender um novo idioma já podem se matricular nas turmas do segundo semestre dos CEL (Centros de Estudo de Línguas). São seis idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês, todos ministrados gratuitamente em mais de 200 unidades espalhadas pelo estado.
Para fazer a inscrição, basta comparecer em uma unidade de ensino com um documento de identificação. Se o aluno for menor de idade, a orientação é que o cadastro seja feito junto dos pais ou responsáveis. Clique aqui e veja a unidade mais próxima.
As aulas são dinâmicas e combinam três noções fundamentais para o aprendizado de uma segunda língua: conversação, gramática e leitura. Testes individuais e em grupo são aplicados para avaliar o desempenho dos alunos.
Durante o curso é comum surgirem oportunidades para conhecer uma nova cultura. É o caso dos intercâmbios internacionais, que dão aos jovens a possibilidade de aprender mais sobre a arte, os costumes e a culinária de outro país. O cronograma do CEL é dividido em semestres e totaliza 3 anos de atividades (ou 80 aulas). A exceção é o curso de inglês, que tem duração de um ano (ou 160 aulas).