A esperada reforma administrativa da prefeitura municipal de Taboão da Serra foi aprovada na câmara municipal na terça-feira, dia 25. Conduzida pela Fundação Getúlio Vargas – que recebeu R$ 450 mil pelo trabalho – a reforma criou mais quatro secretarias (Comunicação, Cultura, Planejamento e Gestão de Pessoas) e mandou demitir todos os funcionários contratados por livre nomeação. Números não oficiais indicam que os LN chegam a 950.
O prazo para que todos sejam desligados de seus cargos se encerra nesta segunda-feira, dia 31 de Maio. O Diário Oficial nº 284 deste final de semana publica a lista com as exonerações de todos os livres nomeados. Já na edição nº 285 – que deve sair ainda hoje – vão ser publicados o retorno de cerca de 600 livres nomeados, segundo números ainda não oficiais, mas divulgados por todos os políticos do município. Porém, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB) e o Ministério Público do Trabalho diz que apenas os “cargos de chefia, direção e assessoramento podem ser preenchidos por livres nomeados”.

Apenas a partir desta terça-feira, dia 1 de Junho, é que todos poderão ter uma noção mais exata do tamanho da reforma administrativa no município.