O Governo do Estado inaugurou nesta quinta-feira, 15, as estações Luz e República da Linha 4-Amarela do Metrô. Durante as próximas três semanas, elas vão funcionar das 10 às 15 horas, de segunda a sábado, incluindo os feriados. Com 3,7 quilômetros de extensão, a Linha Amarela passa a ter nove quilômetros. Da estação Butantã, inaugurada em março, a Luz.
A próxima etapa da Linha 4-Amarela será a conclusão da 2ª fase, com a construção de um quilômetro de túnel até a estação Vila Sônia, além da construção de novos acessos, instalação de sistemas operacionais e equipamentos em quatro estações: São Paulo-Morumbi, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie. O trecho entre Luz e Vila Sônia terá 12,8 km de extensão e 11 estações. A previsão é que as obras restantes sejam finalizadas em 2014.
A expectativa é que as pessoas ganhem cerca de 15 minutos em seus deslocamentos entre as estações Butantã e Luz, evitando o trânsito sobrecarregado dos corredores viários das avenidas Vital Brasil, Rebouças, Eusébio Matoso e Consolação.
SONHO: METRÔ TABOÃO
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) tem dito em seus discursos nas inaugurações das estações que o metrô vai sair da capital paulista e chegar a outros municípios da Grande São Paulo. A primeira dessas cidades a receber o metrô deve ser Taboão da Serra, que deve ser feito através da extensão da Linha 4-Amarela. Mas por enquanto, não há datas definidas pelo Governo do Estado.
Da Redação