loader-image
temperature icon 24°C

Metroviários entram em greve e linhas do metrô funcionam parcialmente

Compartilhar notícia

Por SamaraMatos, na redação

Nesta quarta-feira (19) quatro linhas do Metrô de São Paulo são afetadas pela greve dos metroviários. A Linha 1-Azul funciona apenas entre as estações Ana Rosa e Luz. A Linha 2-Verde, entre Alto do Ipiranga e Clínicas. Já a Linha 3-Vermelha opera entre Bresser-Mooca e Santa Cecilia, enquanto a Linha 15-Prata foi totalmente fechada.

A operação parcial teve início às 7h. Antes disso, todas as quatro linhas estavam totalmente fechadas desde a meia-noite.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás operam normalmente, assim como todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Para tentar contornar o transtorno dos passageiros, a SPTrans prevê a oferta de ônibus gratuito ao longo de toda a extensão das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Anúncio da greve

Em assembleia virtual realizada na noite da última terça-feira (dia 18), os metroviários de São Paulo decidiram entrar em greve por 24 horas a partir da meia-noite. Os trabalhadores pedem reajuste salarial, pagamento da Participação nos Resultados e se posicionam contra a retirada de direitos.

Na tarde de ontem, segundo o sindicato, houve uma audiência de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, mas o Metrô não enviou representantes. Ao todo, 77,4% dos metroviários que participaram da assembleia votaram pela paralisação.

Veja também