Por Allan dos Reis, no Jardim Roberto
A nova diretoria do Conselho de Segurança Comunitária de Taboão da Serra – Conseg Pirajuçara – tomou posse na noite desta segunda-feira (26) após mais de um ano inativo. A nova presidente é Solange Alves de Souza, professora e moradora do bairro Jardim Roberto.
“Nós temos dois anos de mandato e neste primeiro momento o objetivo é conscientizar as pessoas do que é um Conseg e qual é o seu objetivo e sua função. E mostrar qual é a nossa atuação dentro desta região em parceria com o 2º DP e com a 2ª Companhia [da PM]. E também traçar projetos que venham ao encontro da prevenção. Vamos trabalhar nas escolas, nas UBS’s [unidades básicas de saúde], com os jovens para a gente diminuir os dados de violência”, afirma Solange.
Na primeira reunião, os problemas relatados são os mesmos relatados em outras reuniões. Roubos, tráfico e cobrança por mais policiamento em bairros como Santo Onofre e Saint Moritz.
Também participaram da reunião o vice-prefeito Laércio Lopes e os vereadores Cido (DEM) e André Egydio (PSDB), o delegado do 2º DP, Marcelo Jacobucci, o Comandante da 2ª Companhia da PM, Capitão Aicart, que questionou os participantes se achavam que a segurança havia melhorado ou piorado em Taboão da Serra.
“A sensação que a gente tem é que sempre está ruim e nunca está bom. Zero crime nós vamos tentar, mas, infelizmente, nunca vamos conseguir. É uma utopia. Mas os indicadores [de violência] estão controlados. Com o mesmo efetivo aumentamos o nosso grau de eficiência. A nossa capacidade de deslocamento tem aumentado. E a nossa integração, de investigação com a polícia civil, e junto com a GCM hoje é real e ajuda muito”, destacou Aicart.
E a prova disto – segundo ele – é a premiação que os policiais militares de Taboão da Serra vão receber do Governo do Estado. “Nos últimos três meses fomos um dos 10 melhores municípios – no termo de referência de indicadores combativos – no Estado inteiro e será pago uma bonificação ao nosso pessoal, o grau máximo, em razão do bom serviço prestado”, completou.
O delegado citou dois crimes muito comuns no município. Um deles é o roubo de celular. Porém, ele reforçou a necessidade das vítimas terem anotado o número do IMEI, que todo aparelho tem. O outro problema está relacionado ao roubo de cargas. “Um grande problema que nós temos em Taboão da Serra é o pequeno roubo de carga. Pelo fluxo da Kizaemon [Takeuti], Embu das Artes e o Rodonel, disparam. Mas agora já despencou. Estamos ganhando a briga”, completou Jacobucci.
Também compõe a nova diretoria: Márcia Regina Braz Costa Pereira (vice-presidente), Alisson Mendes dos Santos (1º secretário), Michel Bonfim dos Santos (2º secretário) e Joselino Santana Nogueira Júnior (diretor social e de assuntos comunitários).