As passagens dos ônibus municipais de Taboão da Serra custam R$ 3 desde as zero hora deste domingo, dia 1 de Janeiro de 2012. O antigo valor de R$ 2,75 foi reajustado em 9%, percentual acima da inflação oficial que em 2011 deve ficar abaixo dos 7%. O contrato com a empresa Fervima, que pertence a Viação Pirajuraçara, prevê aumentos anuais.
Para o Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Claudinei Pereira, foram as altas em combustíveis e salários que puxaram a alta do preço.
“O valor leva em conta o aumento muito específico no transporte como combustíveis e o dissídio trabalhista”, diz Pereira.
Com a alta, a cidade passa a ter uma das tarifas mais caras do Brasil e se equipara a capital paulista. A diferença é que na maior cidade da América Latina é possível fazer 4 viagens em até 3 horas pagando apenas uma passagem.
O secretário explica que o município não paga “subsídios para as empresas” e por isso não é possível efetuar esse tipo de integração. Ele acredita que os preços só vão ficar em um patamar estável quando houver uma integração tarifária entre os meios de transportes do município e do Estado.
Por Allan dos Reis