Passes Livre e Escolar da EMTU podem ser solicitados a partir desta segunda (6)

Por Samara Matos, com informações da EMTU 

Nesta segunda-feira (6) começa o prazo para alunos e professores solicitarem o passe livre ou passe escolar (meia tarifa) para 2020. Os interessados devem preencher o formulário de requisição no site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).Os créditos para venda serão liberados no dia 1 de fevereiro, e a validação da cota a ser feita mensalmente (Passe Livre) também.

No dia 2 de janeiro, às instituições de ensino iniciarão o cadastramento de estudantes e professores que desejam usar o benefício no ano letivo de 2020. O processo é realizado pela escola em acesso exclusivo no portal www.emtu.sp.gov.br e é fundamental para viabilizar o passo seguinte, que é a solicitação do estudante/professor.

Para obter o passe livre é necessário morar em município diferente da instituição de ensino, ter ligação de transporte coletivo, não possuir nenhum outro benefício de gratuidade nos transportes, a renda por pessoa da família deve ser inferior a um salário mínimo e meio. Caso você tenha renda maior que 1,5 salário e cumprir todos os outros requisitos, pode solicitar a meia tarifa.

Em 2020 haverá duas alterações em relação ao ano de 2019: o comprovante de residência enviado pelo estudante precisa ser de um serviço vinculado diretamente ao local onde ele mora – conta de luz, telefone fixo, água e gás encanado, por exemplo. A segunda mudança é que haverá ressarcimento da taxa de requisição apenas em casos de pagamento em duplicidade ou em valor diferente do boleto.

Este anúncio custou aos cofres públicos municipal a quantia de R$ 1.100,00.