Plano prevê volta das aulas municipais em Taboão da Serra dia 1º de junho; decisão sofre críticas

Alunos da rede de ensino de Taboão da Serra

Por Allan dos Reis, na redação

A volta das aulas municipais na rede de ensino de Taboão da Serra estão previstas para serem retomadas a partir da próxima terça-feira, dia 1º de junho. O Plano completo foi publicado no Diário Oficial 979 pela Secretaria Municipal de Educação. Na primeira fase, toda sala de aula deve ter no máximo 30% de alunos.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 23 de março de 2020, início da pandemia em decorrência da Covid-19. Taboão da Serra tem cerca de 32 mil alunos matriculados na rede de ensino.

A Secretaria de Educação afirma que a elaboração do plano teve a parceria da Secretaria de Saúde, seguindo recomendações da Ong Todos Pela Educação.

O Taboão em Foco solicitou entrevista com a Secretária de Educação, Dirce Takano, para falar do plano de retomada, mas ela pediu alguns dias para falar com a nossa reportagem. O motivo da recusa foi o pedido do prefeito Aprígio (Pode) para que realizasse uma pesquisa com os pais dos alunos para saber “a opinião das famílias quanto ao retorno presencial, gradual e com segurança a ser oferecido pelo município”.

Caso a maioria dos pais seja contra a retomada das aulas presenciais, a ideia é que mais uma vez o retorno seja adiado. A decisão final deve ser divulgada até quinta (27). Clique Aqui para ter acesso à pesquisa.

CRÍTICA DOS EDUCADORES

Os educadores de Taboão da Serra criticam – nos bastidores – a proposta de retomada das aulas presenciais nas escolas municipais. O Taboão em Foco conversou com muitos deles, que preferem não serem identificados.

“Vamos correr riscos. Estamos sem vacina. A escola não vai dar conta”, critica uma ADE. No município, apenas os educadores com 47 anos ou mais foram vacinados contra a Covid-19. Eles já receberam as duas doses da vacina. Outros educadores, com comorbidade, também podem ter se vacinado. Neste caso, ainda com a primeira dose.

Volta das aulas municipais em Taboão da Serra estão previstas para terça-feira, 1º de junho. (Foto: Arquivo)

SINDICATOS E AMEAÇA DE GREVE

O SindTaboão e o Sinproem tentam na Justiça impedir o retorno das aulas presenciais em Taboão da Serra. De forma geral, eles colocam como exigência que todos os servidores que trabalham nas escolas municipais sejam vacinados.

Caso não obtenham vitória na Justiça, os sindicalistas prometem convocar os servidores para uma assembleia para discutir o início de uma greve na educação, a partir de 31 de maio.

Sinproem e SindTaboão tentam na Justiça impedir volta às aulas presenciais nas escolas municipais de Taboão da Serra.

1 comentário em “Plano prevê volta das aulas municipais em Taboão da Serra dia 1º de junho; decisão sofre críticas”

  1. PELO AMOR DE DEUS, COMO RETORNAR AULAS SEM VACINA???? QUEM É LOUCO???
    DIGO MAIS, EXPOR OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO, ALUNOS E INDIRETAMENTE OS FAMILIARES É ALGO IMPOSSÍVEL DE ACREDITAR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.