Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
A Câmara de Taboão da Serra aprovou nesta terça-feira (13) o projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Onishi (SD) que institui no município o “Setembro Verde”, para celebrar o mês da Inclusão da Pessoa com Deficiência. De acordo com o Censo 2010, 23,9% da população brasileira apresentava algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual).
O autor da lei, votada em regime de urgência especial, explica a importância de inlcuir no calendário oficial da cidade. A luta por esse tipo de inclusão, aliás, tem o apoio da Organização das Nações Unidas (Onu).
“É o mês da luta da pessoa com deficiência porque dia 21 de setembro é o ‘Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência’. E o verde foi escolhido. Nós teremos ações, palestras, assim como temos a semana do autismo, nós queremos construir uma sociedade mais inclusiva”, diz Onishi.
Ele completa que a luta por inclusão precisa ser feita de forma séria e reconheceu que os governos – em todos os níveis – investem aquém do necessário. “As famílias se sentem desamparadas. Por mais que o poder público faça e atue, em ambito nacional, estadual ou municipal, ainda é pouco, falta recursos, mecanismos, amparo, remédios, falta as vezes questões mínimas. E essa é a nossa luta”, completou.
O projeto vai para sanção (ou não) do prefeito, que depois precisa regulamentar a lei.