Por Allan dos Reis, na redação, atualizado às 16h50*
Uma sindicância aberta no final da semana passada pela Prefeitura de Taboão da Serra apura o desvio de grande quantidade de vacinas contra a Covid-19 da UBS do Jardim Santo Onofre. A diretora da unidade Fernanda Nascimento Cruz, acusada de participação nos desvios, foi demitida do cargo.
A denúncia foi divulgada inicialmente pelo site Verbo Online e confirmada pelo Taboão em Foco por fontes que preferem manter o anonimato. A Prefeitura de Taboão da Serra confirmou [VER NOTA ABAIXO] a demissão da diretora e que o caso está em apuração e reforçou que “que não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19”.
A reportagem ouviu relatos de servidores da Prefeitura de que teriam sido desviadas cerca de 300 doses da vacina. “Se investigarem mesmo, vai cair muita gente. Estão dizendo que misturaram as vacinas [roubadas] para chegar a 1000 doses”, revela outra fonte. Esse, aliás, é o número divulgado de doses desviadas pelo Verbo.
Responsável por indicar a diretora desta UBS, o vereador Alex Bodinho (PL) nega participação em qualquer desvio das vacinas. O político conversou com a reportagem pela manhã em frente a UBS e reforçou que ainda não está provado que houve o desvio das vacinas, “mas quem errou tem que pagar”. Ele afirma que está à disposição das autoridades caso haja necessidade de esclarecimento e disse: “espero que chamem eu e minha família para fazer o exame e provar que ninguém tomou a vacina”, se defende, dos boatos de que seus familiares teriam sido beneficiados.
Uma lei aprovada em março considera falta gravíssima ao servidor que não cumprir a ordem cronológica de vacinação, estabelecida pelo Governo do Estado. Até o momento, apenas idosos com 67 anos ou mais podem ser vacinados, além de algumas categorias como servidores da segurança e educação. Os profissionais da saúde foram os primeiros a receberem a imunização.
Nota Oficial da Prefeitura de Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra informa que abriu Processo Administrativo e Sindicância para apuração de eventuais irregularidades na aplicação da vacina contra a Covid-19.
Preventivamente, o Governo Municipal exonerou a diretora da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santo Onofre até a conclusão das apurações sobre eventuais responsabilidades sobre o caso por meio do relatório final.
Após finalizada a apuração, se for o caso, será aplicada a Lei Municipal 2.367 de 17/03/2021, de autoria do Prefeito Aprígio, que institui como falta gravíssima, o não cumprimento pelo agente público municipal, da ordem cronológica de vacinação dos grupos prioritários, de acordo com a fase cronológica definida no plano nacional e/ou estadual de imunização contra a Covid-19, sem prejuízo de demais sanções funcionais ou judiciais.
A Prefeitura de Taboão da Serra ressalta que não compactua com ações que desrespeitem o Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19.
*inclusão do nome completo e correto da diretora afastada


