Por Allan dos Reis, no Jardim Santa Luzia
Os cabelos que mulheres de Taboão da Serra e de municípios vizinhos doaram para Coordenadoria dos Direitos da Mulher durante o Outubro Rosa foram entregues na sexta-feira (4) ao Projeto Sansão, realizado pela Clínica Care. Ao todo, foram 170 mechas, que vão se transformar em perucas para mulheres com câncer. As doações vieram, especialmente de mulheres, mas de idades distintas, incluindo crianças.
“Foi muito importante conseguir essa doação toda de cabelo, que é caro no mercado da moda. A gente entra com o cabelo, o projeto Sansão manda confeccionar e a pessoa recebe”, diz a secretária de saúde Raquel Zacainer.
Responsável pelo projeto, Jennifer Ferreira, explica que a partir de agora é realizado um processo de seleção das mechas, que são separadas por grossura dos fios e tonalidades.
“Quando você corta o cabelo e doa ele, você passa a sua força a outra pessoa. E é disto que essas mulheres [que têm câncer] estão precisando. Elas precisam disto para sair nas ruas, ir ao mercado. Precisam ser vistas diferente e não com aquele olhar de piedade. A autoestima delas vão lá em cima e ajuda no tratamento também”, garante Jennifer.
O sucesso na arrecadação dos cabelos foi graças ao trabalho da coordenadora dos direitos da mulher, Sueli Amoedo, que – em parceria com o Shopping Taboão – instalou um quiosque em um dos corredores do centro de compras e conseguiu convencer que mais de 100 pessoas ficassem no local de forma voluntária falando do projeto e arrecadando cabelos.
“Queria agradecer ao idealizador do projeto, Dr. Anderson Vasconcellos, e aos mais de 130 voluntários que ficaram os 10 dias no quiosque [instalado no Shopping Taboão]. É uma parceria que deu super certo e eu ainda tenho doações para buscar. O projeto repercutiu de forma muito positiva”, diz Sueli. Ela também parabenizou o empenho dos funcionários da coordenadoria e da secretaria de saúde.
Caso alguma mulher ainda deseje fazer a doação dos seus cabelos, pode procurar a coordenadoria através do telefone (11) 4787-3923 ou através do Projeto Sansão, que deve inaugurar em breve sua sede.