Quase 5 mil taboanenses se vacinaram contra o sarampo no “Dia D”

Por Samara Matos , na redação

No sábado (27), o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo em Taboão da Serra teve a aplicação de 4.909 doses nas unidades básicas de saúde (UBS’s). Os moradores do município tem até o 16 de agosto para se vacinar.

Taboão da Serra está na lista de cidades com vacinação contra o sarampo.

O público-alvo são jovens com idade entre 15 e 29 anos, considerado mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina. De acordo com dados do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde, Taboão da Serra tem o registro de três casos de sarampo e por isso entrou na lista de prioridade para campanha de imunização.

O sarampo é uma doença altamente transmissível e pode causar febre alta, mal-estar, coriza, conjuntivite, tosse e manchas vermelhas na pele. A vacina tríplice viral engloba sarampo, caxumba e rubéola, mas não substitui a vacina prevista no calendário nacional, que estabelece que a imunização deve ocorrer em duas etapas. Uma pessoa infectada pode contaminar até outras 18 pessoas. Se não for tratado, o sarampo pode matar.

Para tomar a vacina, basta comparecer na UBS mais próxima à sua residência. Jovens que  do grupo prioritário, não precisam levar a carteirinha de vacinação, somente um documento oficial com foto. Já as outras pessoas precisam estar, além do documento, com a carteira de controle vacinal em mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.