Por Dereck Gomes, da SeCom da PMTS
O Dia Nacional da Consciência Negra, dedicado à memória e inserção do negro na sociedade brasileira, será comemorado no dia 20 de novembro. Escolhido justamente por coincidir com a data em que Zumbi dos Palmares, após denúncia de um antigo companheiro, foi preso, e, postumamente, morto em uma emboscada, em 1694, a Semana da Consciência Negra, por objetivo principal, remonta a importância de ser lembrada a resistência do negro às mazelas da escravidão, desde que os primeiros transportes, vindos da África, chegaram ao solo brasileiro, em 1549.
Para tanto, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, preparou atividades especialmente voltadas à celebração da data. A abertura ocorrerá no Santuário Santa Terezinha, no domingo, dia 17 de novembro, com uma quermesse típica, afrodescendente, que terá início às 9h da manhã, e encerramento às 21h30. Já nos dias 18 e 19 de novembro, haverá uma palestra na EMEF Ugo Arduini, e no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Folclóricos ‘Vovó Cambida’, sobre anemia falciforme.
Na quarta-feira, 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o local escolhido para as intervenções culturais foi o CEMUR, localizado na Praça Nicola Vivilechio, no Jardim Bom Tempo. A programação iniciará às 8h, com um café temático, e contará, sobretudo, com apresentações de capoeira, grupos de dança, atrações musicais, bem como palestras, concurso de Miss Afro, e a missa afro-brasileira, celebrada pelo Monsenhor Aguinaldo, no Santuário Santa Terezinha.
No dia 21 de novembro, quinta-feira, ocorrerá diversas atividades, dentre elas, a sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, concedida às pessoas, grupos ou entidades que se destacaram no combate ao racismo. A Semana da Consciência Negra também receberá a presença do Prefeito, Fernando Fernandes, da Deputada Estadual, Analice Fernandes, de representantes da Câmara Municipal, do secretário de Cultura, Ali Sati, representantes do Conselho Municipal Negro (COMNEGRO), e demais autoridades, para o encerramento oficial do evento.
Confira a agenda para a Semana da Consciência Negra, no município:
Domingo, 17 de novembro.
Abertura oficial, no Santuário Santa Terezinha, com quermesse afrodescendente.
Ocorrerá das 9h às 21h30.
Entrada Gratuita.
Segunda-feira, 18 de novembro.
Palestra sobre anemia falciforme e políticas públicas voltadas às populações negras, das 12h às 14h, com a enfermeira Janete Gomes e Professor João Batista, na EMEF Ugo Arduini, e às 10h e 14h, no CSU.
Terça-feira, 19 de novembro.
Palestra no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Estudos Folclóricos ‘Vovó Cambida’, sobre anemia falciforme, às 19h, com a enfermeira Janete Gomes.
Quarta-feira, 20 de novembro.
8h às 9h: Café da manhã temático.
9h às 18h: Exposição no CEMUR, com o artista Júlio Turin.
9h às 11h: Atividades do militante do Movimento Negro, Keu, no CEMUR.
18h: Apresentação de balé, com alunos da Escola de Bailado de Taboão da Serra.
19h: Apresentação do grupo ‘Além do Som’, no CEMUR.
20h: Show com a banda GLEP no CEMUR.
20h: Apresentação do grupo magia de Samba Rock, no CEMUR, e missa afro-brasileira, no Santuário Santa Terezinha.
20h30: Apresentação do grupo Erês de Ébano, no CEMUR.
21h30: Concurso Miss Afro, que ocorrerá no CEMUR.
22h: Encerramento com o Coordenador do CEPIR, no CEMUR.
Quinta-feira, 21 de novembro.
Sessão de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Taboão da Serra, às 18h30. Presença de autoridade do município para o encerramento da Semana da Consciência Negra.
Sexta-feira, 22 de novembro.
Palestra sobre anemia falciforme, das 10h às 14h, na UBS Pq. Pinheiros.
Sábado, 23 de novembro.
Mutirão da Saúde, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde do município.