Direto da redação
O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta segunda-feira (28) a lista das 100 escolas estaduais, que vão implementar o Programa das Escolas Cívico-Militares a partir do segundo semestre deste ano. E a cidade de Taboão da Serra não terá nenhuma unidade com esse modelo de ensino. Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Juquitiba têm uma escola selecionada cada uma.
O Estado afirma que foram realizadas rodadas de consultas públicas com as comunidades que manifestaram o interesse neste modelo. Também foram considerados fatores como o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e o IPVS (Índice Paulista de Vulnerabilidade Social) para escolha.
Currículo e processo seletivo das escolas cívico-militares
As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação. A Seduc-SP também será responsável pelo processo de seleção dos monitores.
Caberá à Secretaria da Segurança Pública apoiar a Secretaria da Educação no processo seletivo e emitir declarações com informações sobre o comportamento e sobre processos criminais ou administrativos, concluídos ou não, em que os candidatos a atuar como monitores nessas unidades de ensino possam estar envolvidos.
Veja as escolas selecionadas:
Escola Estadual Bairro das Palmeiras (Juquitiba)
Escola Estadual Jardim do Carmo (Itapecerica da Serra)
Escola Estadual Doutor Eduardo Vaz (Embu das Artes)