Há uma semana foi o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”. A cidade de Taboão da Serra ainda tem muito, ou quase tudo, a fazer nessa questão, mas também muito está sendo feito. Uma delas é que a cidade tem o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPC), onde toda 2ª segunda-feira do mês há um encontro entre Ongs, Poder Público, Empresas e munícipes para discutir e traçar políticas públicas voltadas à essas pessoas.
Um outro passo importante para melhorar a acessibilidade é fiscalizar se todas as obras construídas e inauguradas pela prefeitura estão cumprindo as normas de Acessibilidade. Para isso, segundo a presidente do CMPC, Elyria Bonett Yoshida Credidio, será criado a Comissão Permanente de Acessibilidade “que deverá acompanhar e fiscalizar as ações e construções do município para o cumprimento da legislação”, informa.
Porém, o trabalho mais importante tem sido realizado por entidades civis que através de voluntários e as parcerias realizadas com empresas privadas e o poder público têm trazido ao convívio social as pessoas com deficiência. A inclusão está ocorrendo através de passeios, capacitação profissional, pelo esporte entre outros.
O simples fato dessas pessoas saírem da “frente da tv” e passarem a ocupar e utilizar os espaços públicos é uma grande vitória. Conheça agora 3 instituições que trabalham nessa inclusão.