Por Williana Lascaleia, no Jardim América
A prefeitura de Taboão da Serra realizou no sábado, dia 24, o segundo mutirão na área da saúde com o propósito de reduzir o tempo de espera nas unidades básicas de saúde do município, que em alguns casos chega há seis meses. O mutirão realizou consultas, exames, acupuntura e teve ainda brinquedos para as crianças, além de distribuição de pipocas, doces, algodão doce, bexiga e feirinha de artesanato.
A secretária de saúde Raquel Zacainer diz que os mutirões são um pedido do prefeito Fernando Fernandes para diminuir o tempo de espera das consultas e diz que é um “dia de festa para estreitar os laços com a população”.

Fernandes aproveitou as visitas e também passou por consulta. Ele fez auriculoterapia para diminuir a ansiedade na tentativa de emagrecer e ressaltou o mutirão.
“Tinham consultas marcadas para novembro, que eu acho um espaço de tempo muito grande. Estamos fazendo um mutirão para trazer essa consulta para uma data mais próxima”, afirma o prefeito.
Quem também acompanhou o mutirão foi a deputada estadual e primeira-dama Analice Fernandes (PSDB), que destacou a importância de utilizar o sábado para atender a população.
“Como estava muito distantes as consultas para três, quatro, cinco e e até seis meses. Essa foi uma ideia preciosa para adiantar essas consultas. Essa feliz ideia trouxe para dentro da UBS a população para um dia importante que é o sábado, onde a mãe pode acompanhar melhor as crianças e pode receber todas as orientações para a prevenção”, diz Analice.
Os vereadores Cido (DEM), Érica Franquini (PDT) e Ronaldo Onishi (PSB) acompanharam as ações do mutirão. A deputada federal Bruna Furlan (PMDB) também estava presente.