As primeiras convocações devem ocorrer no início da semana. Os nomes devem ser definidos neste sábado, dia 7, numa reunião fechada na câmara.
Com a CEI, os vereadores esperam que o foco das investigações saia da câmara e vá para a sede da administração, local aonde ocorreram às irregularidades.
“Foi lá no governo, lá na administração municipal que ocorreu o erro. Tem perguntas que não querem calar. Quem forneceu a senha para funcionário cometerem esses atos? Cadê o regime de fiscalização do poder público para um crime continuado? Quem assinou os balancetes não percebeu ou não quis perceber?”, questionou o líder do governo, vereador Paulo Félix (PSDB).
Apesar de adotarem o slogan “doa a quem doer”, clara ironia ao que disse o prefeito Dr. Evilásio Farias (PSB) em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, no programa Brasil Urgente durante essa semana, os vereadores não se mostraram muito propensos a ‘cortarem na própria carne’.
“A CPI vai fazer justamente aquilo que o prefeito falou à Tv Bandeirantes. Doa a quem doer. Quem deve vai pagar na justiça”, diz o presidente da câmara José Macário (PT). Porém, questionado qual será o papel da comissão já que ela não pretende fazer nada além do que já está sendo feito pela polícia e pelo ministério público, nem mesmo propor cassações se forem necessárias, Macário disse que “a comissão vai apurar os fatos e não fazer justiça da sua própria idéia de comissão. É fazer justiça como diz o regimento interno e a lei orgânica do município. Nós não podemos fazer o julgamento antecipado”, completou.
Já o presidente da comissão disse que se for necessário vai haver cassações. “A partir do momento que a gente tiver dados corretos e se for necessário à cassação, e se houver a condenação [na justiça], não tenha dúvidas [que a comissão vai pedir a cassação]. Não estamos aqui para defender ninguém, mas para fazer justiça”, diz Cido.
Mas será que tudo acaba em pizza?
– “Não tem nenhuma pizza aqui na mesa”, falou Macário.
– “Com certeza quando os pares resolveram criar essa CEI não foi para terminar em Pizza”, finalizou Cido.
Por Allan dos Reis