Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
O atendimento aos usuários na agência do INSS de Taboão da Serra voltou ao normal desde a semana passada após um longo período de greve por melhores salários. A categoria aceitou a proposta da Previdência Social de reajuste de 10,8% divididos entre 2016 (5,5%) e 2017 (5%). Porém, os peritos continuam em greve e o atendimento dos peritos na cidade está sendo feito em forma de rodízio.

A reportagem do Taboão em Foco conversou na quinta passada (dia 30 de setembro) com o gerente da agência do INSS do município, Leandro Ferreira do Prado, que informou que o atendimento está normal. “Exceto a perícia, que está fazendo rodízio, entre três médicos já que um está de férias, o atendimento está normal. Houve uma operação especial”, explica. A unidade funciona das 7h às 17h. O serviço mais procurado pelos usuários é o Cadastro de Informações Sociais.
Com o braço machucado, Joseni Marcos Santos Souza, 33 anos, disse que durante a greve conseguiu atendimento. Afastado do trabalho há quatro meses, deve voltar à perícia apenas em dezembro.
Morador de Cotia, Nivaldo Luis da Silva, reclamou que não foi atendido pelos peritos, mesmo confirmando o agendamento um dia antes pelo 135. “Tem três meses que a perícia estava marcada”, reclama.
Já o morador do bairro do Pirajuçara, Noelito Andrade, afirma que o atendimento foi rápido porque “veio apenas tirar dúvidas sobre auxílio doença e o pagamento de 13º salário”, informou.
No acordo, os servidores conseguiram a incorporação da média da Gratificação de Desempenho (GDASS) aos proventos da aposentadoria dos servidores do INSS em três parcelas iguais, a partir de 2017, entre outros ganhos.