Conta de luz mais cara em Julho! Aneel reajusta bandeira tarifária vermelha 2 em 52%

Por Samara Matos, na redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustou a bandeira tarifária vermelha patamar 2 em 52%. A cobrança passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. O novo valor entra em vigor a partir de julho, conforme informou a Aneel na última semana. O último reajuste do sistema de bandeiras tarifárias foi feito em 2019.

O patamar 2 é uma cobrança adicional aplicada às contas de energia. Ela é feita a cada vez que o custo de produção sobe. Atualmente, com a falta de chuvas, o país vive uma crise hídrica, que dificulta a geração de energia, tendo em vista que o país depende de hidrelétricas.

Os diretores da Aneel também decidiram abrir uma consulta pública para discutir mudanças na metodologia de cálculo das bandeiras tarifárias. Por isso, as demais bandeiras (amarela e vermelha patamar 1) não foram reajustadas nesta terça (29) e devem ganhar novos valores apenas em agosto.

A previsão é a de que a bandeira vermelha patamar 2 vigore, no mínimo, entre os meses de julho e novembro de 2021. O motivo é a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Sendo assim, os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste – que respondem por 70% da capacidade de geração de energia do país – estão com 29,4% da capacidade de armazenamento, e não há perspectiva de chuva forte nessas regiões até meados de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.