Eleições 2024: Prazo para regularizar título de eleitor termina na quarta, dia 8 de maio

Por GJ, na Redação

prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor está terminando. Os eleitores que precisam regularizar sua situação ou obter o documento pela primeira vez têm até a próxima quarta-feira, dia 8 de maio, para agir e garantir o direito de votar nas eleições municipais de outubro. 

Além da regularização, o prazo também abrange a transferência do domicílio eleitoral. Caso você tenha mudado de endereço e agora reside em uma nova zona eleitoral, é essencial atualizar seus dados para poder votar na sua nova localidade. É importante destacar que, devido à natureza local das eleições deste ano, não haverá possibilidade de voto em trânsito. 

A data limite de 8 de maio para realizar esses procedimentos está estabelecida na legislação eleitoral. Após esse dia, qualquer alteração no cadastro eleitoral só poderá ser feita após as eleições deste ano. 

As eleições municipais estão agendadas para 6 de outubro, com um eventual segundo turno em 27 de outubro. Os eleitores irão escolher os representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. 

Para quem está tirando o primeiro título de eleitor, é necessário comparecer a um cartório eleitoral. Qualquer pessoa que tenha completado 16 anos até a data da votação pode solicitar o título. 

É importante ressaltar que os eleitores que ainda não realizaram o cadastro biométrico também devem comparecer ao cartório eleitoral. 

Para todos esses procedimentos, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, como RG, CNH, certidão de nascimento ou de casamento. Além disso, podem ser solicitados comprovantes de residência e, para os homens que completam 19 anos no ano em que solicitam o título, o certificado de quitação militar. 

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos. 

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a nova localidade. Esse processo pode ser feito pela internet através da plataforma Título Net, sendo exigido que o eleitor resida na nova cidade há pelo menos três meses e tenha passado mais de um ano desde o último alistamento ou transferência do título, exceto para casos de servidores civis ou militares que se mudaram por transferência ou remoção. 

SERVIÇO:

Cartório eleitoral de Taboão da Serra 

Endereço: Av. Armando de Andrade, 1315 – Parque Santos Dumont 

Horário de funcionamento: 9h até 17h (horário especial)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.