loader-image
temperature icon 25°C

Em nova votação, vereadores confirmam Abel Arantes como presidente da Câmara de Embu das Artes

Compartilhar notícia

Direto da Redação

Em nova eleição realizada em decorrência de decisão judicial, os vereadores de Embu das Artes confirmaram nesta sexta-feira (10) seus votos e derrotaram a candidata Vanessa da Saúde, indicada do prefeito Hugo Prado, e – por 11 votos a 10 – elegeram Abel Arantes (SD) como presidente da Câmara Municipal no biênio 2025-2026. O vice-presidente é Diego Paixão (PODE). A mesa tem ainda os vereadores Índio Silva (1º secretário), Gideon Júnior (2º secretário) e Abidan Silva (3º secretário).

“Após tentativa antidemocrática, mais uma vez mostramos que buscamos uma câmara independente. E na votação de hoje com a maioria, fui reafirmado como presidente da nossa casa de Leis. Obrigado aos meus pares, e reafirmo o compromisso acima de tudo com nossa cidade e toda população”, postou Arantes.

Os vereadores haviam concedido entrevista coletiva dias antes da Justiça determinar nova eleição. Na ocasião, garantiram que nenhum dos vereadores iriam mudar o voto, independentemente das consequências políticas. Fato concretizado nesta sexta.

Agora, o grupo aguarda uma sinalização do prefeito Hugo para sentarem e discutirem um acordo para que a cidade de Embu das Artes. Eles prometem um legislativo mais independente e fiscalizador, mas reforçam que continuam na base do governo. Áudios divulgados pelas redes sociais mostram o ex-prefeito Ney Santos e o vereador Índio discutindo a respeito desta votação.

Além de dominarem as comissões – responsáveis por pareceres a projetos de lei e audiências públicas – os vereadores vão aprovar a criação de emendas impositivas, como já existente na cidade de Taboão da Serra entre outras.

Veja também