Direto da Redação
Em nova eleição realizada em decorrência de decisão judicial, os vereadores de Embu das Artes confirmaram nesta sexta-feira (10) seus votos e derrotaram a candidata Vanessa da Saúde, indicada do prefeito Hugo Prado, e – por 11 votos a 10 – elegeram Abel Arantes (SD) como presidente da Câmara Municipal no biênio 2025-2026. O vice-presidente é Diego Paixão (PODE). A mesa tem ainda os vereadores Índio Silva (1º secretário), Gideon Júnior (2º secretário) e Abidan Silva (3º secretário).
“Após tentativa antidemocrática, mais uma vez mostramos que buscamos uma câmara independente. E na votação de hoje com a maioria, fui reafirmado como presidente da nossa casa de Leis. Obrigado aos meus pares, e reafirmo o compromisso acima de tudo com nossa cidade e toda população”, postou Arantes.
Os vereadores haviam concedido entrevista coletiva dias antes da Justiça determinar nova eleição. Na ocasião, garantiram que nenhum dos vereadores iriam mudar o voto, independentemente das consequências políticas. Fato concretizado nesta sexta.
Agora, o grupo aguarda uma sinalização do prefeito Hugo para sentarem e discutirem um acordo para que a cidade de Embu das Artes. Eles prometem um legislativo mais independente e fiscalizador, mas reforçam que continuam na base do governo. Áudios divulgados pelas redes sociais mostram o ex-prefeito Ney Santos e o vereador Índio discutindo a respeito desta votação.
Além de dominarem as comissões – responsáveis por pareceres a projetos de lei e audiências públicas – os vereadores vão aprovar a criação de emendas impositivas, como já existente na cidade de Taboão da Serra entre outras.