Encontro da OAB Taboão marca Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Por Allan dos Reis, no Jardim Helena

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado nesta terça-feira (25), a Comissão de Igualdade Racial da OAB de Taboão da Serra realizou encontro na Câmara Municipal para discutir os avanços de políticas raciais no país. O evento também homenageou mulheres negras da região e de outras subseções.

Com décadas de luta contra o racismo, a advogada Maria Sylvia Aparecida de Oliveira palestrou e mostrou os avanços ao longo dos anos. Da consolidada lei de cotas nas universidades a equiparação de injúria racial como racismo.

Ela reforçou que a luta contra o racismo é diária. “[Muitas pessoas] Falam que estão se solidarizando, mas no dia a dia não tomam atitude para que o racismo diminua, pare”, alerta.

Em contrapartida, ela reforça que os principais desafios estão no combate a violência e a alta mortalidade e o aumento das desigualdades.

A advogada e secretária executiva da OAB Taboão da Serra, Andreia de Jesus Monteiro reforça que discutir e combater o racismo deve acontecer todos os dias do ano. “Precisamos falar disso, sim. Precisamos ouvir. Precisamos avançar”, diz.

Após a palestra, nove mulheres foram homenageadas “em reconhecimento” à contribuição que dão e deram ao longo do tempo para “promoção da igualdade racial”. 

Mulheres recebem homenagem por histórico de luta pela promoção da igualdade racial.

O encontro teve a presença do presidente da subseção da OAB de Taboão da Serra, Moacir Tertulino da Silva, da vereadora taboanense Joice Silva, da codeputada estadual Najara Costa, entre outros representantes da classe política.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.