loader-image
temperature icon 27°C

Justiça Eleitoral afasta Ney Santos e Hugo Prado da Prefeitura de Embu das Artes; Renato Oliveira vira prefeito interino

Compartilhar notícia

Por Allan dos Reis, na redação

O prefeito Ney Santos e o vice Hugo Prado foram afastados nesta segunda (15) do cargo por decisão da Justiça Eleitoral. O novo prefeito interino de Embu das Artes é o presidente da Câmara, Renato Oliveira, que tomou posse em sessão no fim da tarde desta terça.

“Agradeço os meus colegas e faço os votos ao prefeito [afastado] Ney Santos e o vice [afastado] Hugo Prado, que com a benção de Deus e com a Justiça verdadeira sendo feita, retomem o seus cargos e possam assumir novamente a Prefeitura porque foi para isso que receberam os votos, e o voto popular precisa ser respeitado nesta cidade. E nós, não só essa Casa de Leis, mas como eu, continuarei cuidando da população mais carente porque foi isso que o prefeito Ney Santos nos ensinou. Muito obrigado”, discursou brevemente Oliveira.

Presidente da Câmara, Renato Oliveira assume a Prefeitura de Embu das Artes interinamente.

Em vídeo divulgado pelas redes sociais, Ney Santos reclamou de perseguição. “Estão a todo custo tirar o nosso mandato, que Deus e a população nos deu na eleição de 2020. E com quase o triplo de votos da segunda colocada [Ney Santos teve 61.660 votos contra 27.178 da Rosangela Santos]. Mas não aceitando a derrota nas urnas, eles tentam a todo custo nos atrapalhar. Fiquem tranquilos. […] Vamos recorrer e Deus vai nos devolver o mandato que a população nos confiou”, diz.

AÇÃO JUDICIAL

A ação judicial que culminou com a cassação da chapa foi proposta pelo Psol. O partido aponta irregularidades, como abuso de poder de comunicação, na produção dos jornais oficiais com prestação de contas da Prefeitura.

Também haveria fotos do vice Hugo Prado entregando cestas básicas durante o processo eleitoral.

NOVA ELEIÇÃO?

A decisão ainda cabe recurso em instâncias superiores. Porém, caso o prefeito não consiga reverter essa decisão, os eleitores de Embu das Artes devem ir às urnas para elegeram o novo prefeito para o mandato até o fim de 2024.

POSSE DO SUPLENTE

Com a saída de Renato Oleira do cargo de vereador, a Câmara Municipal convocou o suplente Lucio Costa (MDB), que teve 1.798 votos nas eleições de 2020.

Veja também