Pacientes com covid-19 morrem à espera de vaga na UTI em Taboão da Serra

Atendimento na UPA Dr. Akira Tada volta ao normal

Por Allan dos Reis, na redação

O caos na saúde pública de Taboão da Serra em decorrência da falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com covid-19 já matou pelo menos 11 taboansenses em apenas cinco dias na UPA Dr. Akira Tada, confome mostra reportagem da TV Globo nesta terça-feira (9).

Com o Governo do Estado negando vagas de UTI, através da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), e Taboão da Serra já ter preenchido seus 10 leitos de UTI, a cidade corre contra o tempo para conseguir colocar de pé a ampliação dos leitos anunciados na semana passada e evitar que mais pessoas morram sem atendimento.

No boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta segunda-feira (8), a UPA tem 49 pacientes internados, sendo que a capacidade são 40. Na prática, a unidade tem improvisado macas para atender os pacientes.

MAIS 16 NA FILA DE ESPERA

Além das 11 mortes já confirmadas, o município tem 16 pacientes em estado grave a espera de transferência na manhã desta terça. “No momento temos 11 pacientes entubados, 16 aguardando transferência via Cross. […] Desde o dia 3 nós não recebemos nenhuma vaga [do Governo do Estado via Cross]. Precisamos que esses pacientes sejam melhor assistidos pelo Estado”, pede a secretária adjunta Tamires May, em entrevista à Globo.

No dia 4 de março, durante entrevista coletiva, o Taboão em Foco questionou se “as pessoas vão morrer na UPA por falta de atendimento” e Tamires respondeu: “de forma alguma vamos permitir que isso aconteça com a nossa população. Nós temos a retaguarda do PS Antena”.

SEM RESPOSTA

Responsável pelo sistema Cross, que regula as transferências, o médico Domingos Napoli concedeu entrevista ao Bom Dia SP e não respondeu por quais motivos Taboão da Serra não tem sido atendido nos pedidos de transferência e sequer quando a situação vai melhorar.

1 comentário em “Pacientes com covid-19 morrem à espera de vaga na UTI em Taboão da Serra”

  1. Pingback: Falta de leitos de UTI para covid-19 deve agravar mortes em Taboão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.