Por Allan dos Reis, no Parque Assunção
A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana instalou durante o final de semana uma série de grades entre a rua e calçada para impedir que pedestres atravessem fora da faixa de pedestres. O problema é que – até o início da tarde desta segunda (29) – o ponto de ônibus estava bloqueado na rua Pedro Mari.
“Isso é um absurdo. Como colocam grades no ponto de ônibus”, reclamou Maria, enquanto aguardava o ônibus, sentido Osasco. Outras pessoas também reforçaram as críticas. “Agora o ônibus tem que parar em frente à empresa [antiga Niasi] e é proibido porque tem guia rebaixada”, reforçou outro passageiro.
OUTRO LADO
Por telefone, o secretário de transportes Gerson Brito justificou a colocação de grades ao longo da via e informou que o ponto será deslocado para alguns metros à frente ainda na tarde desta segunda.
“Estou tirando o ponto de ônibus. Vai ficar um pouco mais a frente”, explica Brito. Mais do que a mudança, as grades visam diminuir o riscos de atropelamento aos pedestres, que cruzam a rua fora da faixa de pedestre.
“Tem seis mil funcionários [na região] que estão cruzando a pista”, diz. A faixa de pedestre, na esquina com a Rodovia Régis Bittencourt, será deslocada para baixo e as grades vão auxiliar no fluxo e melhorar a segurança na travessia.