loader-image
temperature icon 20°C

Preliminar do Censo ‘some’ com 56 mil pessoas da região e recursos do governo federal podem diminuir.

Compartilhar notícia

Censo_Secom_TaboãoA população de Taboão da Serra chegou a 225.053 pessoas em Outubro de 2010, apontam os dados preliminares do Censo 2010 publicados no Diário da União desta quinta-feira, dia 4. O número é menor que o utilizado pelo governo federal para repasses do Fundo de Participação do Município (FPM), através de dados do próprio IBGE (227.343 em Julho de 2009). O mesmo aconteceu com Embu que passou de 248 mil para 223 mil. No total, os municípios que integram o Conisud ‘perderam’ mais de 56 mil moradores e isso deve impactar na quantidade de recursos que o governo federal repassou a região.

As prefeituras têm 20 dias para apresentar suas avaliações sobre os números divulgados e, no dia 29 de novembro, o IBGE divulgará os resultados das populações dos municípios.

Caso os números sejam mantidos, todos os municípios da região devem perder recursos do governo federal já que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) utiliza como critério o número de habitantes de cada cidade. Ao todo, os municípios que integram o Conisud têm 690 mil habitantes, e não 747 mil como apontavam o órgão no ano passado.


O primeiro a reclamar publicamente dos números do Censo foi o prefeito de São Lourenço da Serra, Capitão Lener, em entrevista a Rádio Bandeirantes, já que o número de moradores do município encolheu cerca de 27%, passando de 18 mil para 13 mil habitantes (como mostra o quadro abaixo).

Censo

“Eles chegaram a um número muito abaixo que o próprio IBGE fez [em Julho de 2009]. Isso vai reduzir o nosso repasse do fundo de participação. Existem pessoas que não foram recenseadas. Inclusive no centro da cidade”, reclamou Lener.

Já as prefeituras de Embu e Taboão da Serra preferem aguardar a finalização do Censo.

A assessoria de imprensa de Embu informou que “vai esperar os dados oficiais do Censo 2010” e só depois – a depender da mudança no FPM – o prefeito Chico Brito (PT) poderá contestar.

Já a assessoria de Taboão da Serra informou que apesar da prévia, “não haverá diminuição para menos de 227 mil habitantes” no município.

Por Allan dos Reis

Arte: Taboão em Foco

Foto: Secom Taboão da Serra

Veja também