Por Williana Lascaleia, no Jardim Maria Rosa

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, a Comissão de Transportes da Câmara de Taboão da Serra, presidida pelo vereador Carlinhos do Leme (PP), fez uma audiência pública para discutir a desativação da ciclovia do município no início do ano. Como não houve nenhum tipo de convocação com antecedência, o encontro foi produtivo, mas completamente esvaziado.
O secretário de transportes e mobilidade urbana, Rinaldo Tacola, explicou que a desativação da via aconteceu após um estudo comprovar a baixa utilização.
“Nós fizemos várias pesquisas e acompanhamento de utilização. Era baixíssima. A ciclovia foi implantada em uma área onde a questão técnica não estava sendo atendida. Temos trechos que não oferecia segurança ao pedestre. Tudo foi questão técnica avaliada. Existia uma rejeição por moradores e pessoas que passavam pela região.”, afirma Tacola.
Os ciclistas pediram uma alternativa à ciclovia e querem que o município realize campanhas educacionais e sinalização com estímulo ao uso de bicicletas para auxiliar a desafogar o trânsito.
“A audiência foi satisfatória, mas não podemos dizer que nosso objetivo ainda foi atendido uma vez que precisamos criar uma cultura de bike na cidade”, afirma João Paulo.
Também participaram da discussão os vereadores Eduardo Nóbrega (PR) e Luiz Lune (PC do B), além de Álvaro Diogo, do Coletivo Idéia Nossa. Na platéia, menos de 10 pessoas já que não houve nenhum tipo de convocação.