Por Allan dos Reis, com informações da assessoria
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra ganha no final da tarde desta quinta-feira (19) mais 30 agentes para recompor a corporação que teve muitas baixas em seu efetivo por aposentadorias e exonerações a pedido. Com os novos GCM’s, o município passa a ter 219 profissionais.
Essa é a terceira turma formada integralmente no município. Foram centenas de horas com disciplinas voltadas para a rotina do agente, tal como, Noções de Direito (Penal e Constitucional), Ética e Cidadania, dentre outras, além de aulas práticas de Combate a Incêndio e Controle de Distúrbios Civis.
“É uma reposição de efetivo porque perdemos pela aposentadoria especial 19 agentes e mais alguns que pediram exoneração. Estamos repondo o efetivo. Está defasado e o aumento da demanda foi muito alto com a criação de novas bases, que é a nova forma de política de segurança que implementamos no município com as bases móveis nas saídas da cidade. E isso demanda um efetivo maior”, afirma o secretário de segurança Gerson Brito.
As bases móveis estão no Jardim Leme, CSU, Parque Marabá, Jardim Salete e Parque Assunção, além dos postos fixos no Pirajuçara, Jardim São Judas e dois no Intercap. Em 2014, a GCM ganhou 14 novos carros e seis motos em 2014.
Até o final deste ano, a Prefeitura também deve finalizar outro concurso para – então – aumentar o efetivo em Taboão da Serra.