Por Allan dos Reis, direto da redação
Um estudo da consultoria Macroplan mostra o município de Taboão da Serra entre as 30 melhores do país em um ranking divulgado com as 100 maiores cidades do país. O município ficou a frente de capitais como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador. Os dados analisados são de 2015 e divulgados nesta segunda-feira (14).
Foram analisados 16 indicadores em quatro áreas: Educação, Saúde, Infraestrutura e Sustentabilidade e Segurança. Em todos, Taboão da Serra melhorou o seu desempenho em relação ao ranking de 2005, quando o município ocupou a 51ª posição.
Na manhã desta terça (14) o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) comentou sobre a evolução do município, administrado por ele desde 2013. “Fico feliz pela notícia e vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais a vida das pessoas em nossa cidade”, diz.
Porém, na área da segurança, o município superou a todos e está na primeira posição do ranking. Há uma década, ocupava a 50ª posição. Para chegar ao topo, foram considerados os gastos [per capita] que a Prefeitura Municipal fez na área da segurança pública, como equipando a Guarda Civil Municipal com novos veículos e a instalação de bases fixas e móveis.
Em outras duas áreas o avanço também foi intenso. Na saúde, saiu da 70ª posição em 2005 para 57ª. Já na educação, como já mostrou as notas do Ideb, a evolução foi ainda maior. Saiu da 47ª posição em 2005 para ficar em 23º lugar.
No Estudo Desafios da Gestão Municipal foram considerados apenas os municípios, que representam metade do PIB (Produto Interno Bruto) do país.
A Macroplan explica que “a construção do IDGM segue metodologia semelhante a do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)”.
Para ter acesso a avaliação completa de Taboão da Serra CLIQUE AQUI. Se preferir ver o estudo na íntegra, CLIQUE AQUI.