loader-image
temperature icon 22°C

Unidades Básicas de Saúde de Taboão participam da programação do Outubro Rosa

Compartilhar notícia

Por Ricardo Vaz, da SeCom da PMTS

Uma campanha de prevenção ao câncer de mama acontece nas UBS´s – Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra, no Centro de Referencia da Mulher e no Shopping Taboão, em comemoração ao Outubro Rosa.

Ações educativas e agendamentos de exame de mama estão na programação do Outubro Rosa. (Foto: Charles Eliseu / PMTS)
Ações educativas e agendamentos de exame de mama estão na programação do Outubro Rosa. (Foto: Charles Eliseu / PMTS)

Durante todo o mês as pacientes podem procurar a UBS mais próxima da sua residência e agendar o exame de mamografia. “Essa é uma campanha para esse movimento internacional de luta contra o câncer de mama. Mas, o exame pode ser feito em qualquer dia do ano, gratuitamente pelo SUS, que também garante o tratamento e a cirurgia de reparação quando necessária”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Além do agendamento, cada UBS realiza ações educativas com rodas de conversas sobre a prevenção do câncer de mama, autoexame, artesanatos, danças e atividades culturais. “Nessas oficinas vamos conscientizar as mulheres que pequenos tumores não são detectados no exame de palpação e sim visíveis na mamografia”, salientou Dra. Raquel.

Um stand foi montado no Shopping Taboão, parceiro da campanha, para orientar sobre a prevenção do câncer de mama e o autoexame. O atendimento aconteceu nos dias 10,11 e 12 de outubro, das 10h às 20h.

Outubro Rosa

Outubro Rosa foi assim batizado devido à cor do laço que simboliza em todo o mundo a luta contra essa doença. O mês inteiro é dedicado à conscientização e engajamento da população, de empresas e de entidades. No Brasil o primeiro monumento com iluminação rosa foi o Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), na cidade de São Paulo, em 2002. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa, com apoio de patrocinador. Já em outubro de 2008, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama iluminaram de rosa monumentos e prédios em suas cidades. São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades por todo o país participaram. Pela primeira vez o Cristo Redentor foi iluminado de rosa. Nos anos seguintes multiplicaram-se as ações relativas ao projeto.

Programação das oficinas

13/1009 hrsUBS SALETE
14/1009 hrsUBS HELENA
20/1009 hrsUBS MARGARIDAS
21/1009 hrsUBS RECORD
22/1009 hrsUBS AMÉRICA
23/1009 hrsUBS SUINÁ
24/1009 hrsUBS SILVIO SAMPAIO
29/1009 hrs

14 hrs

UBS SANTO ONOFRE

 UBS PANORAMA

Veja também