Por Rosana Dantas Morales*
A psicopedagogia é um campo de conhecimento que trabalha tanto na área institucional como em clinica, amenizando as dificuldades de aprendizagem de crianças e adolescentes, que aparecem especificamente na área da linguagem e/ou do cálculo, ou na relação com a aprendizagem, o que contribui para que o aprendiz não consiga acompanhar o processo educacional.
Todos nós aprendemos de forma diferente, uns aprendem mais rápido, outros mais devagar, uns são mais visuais e outros auditivos, por exemplo. Há também diferentes formas de ensinar. Os atos de aprender e ensinar estão tão interligados que não é possível mais separá-los dentro do processo educacional. (SCOZ,1992)
Como se aprende/ensina? Por que alguns aprendem e outros não? Qual a origem da dificuldade em aprender determinado conteúdo/habilidade? São algumas das perguntas feitas. O objetivo do Psicopedagogo é estudar, observar e analisar depois de aplicados testes quantitativos e qualitativos, entrevistas com os pais e a escola. Compreender os atos de aprender e ensinar, levando em conta o ser que aprende, ensina, modifica e é modificado, em sua singularidade.
A Psicopedagogia Clínica busca investigar as possíveis dificuldades no processo educacional – observando os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos – e intervir de modo a remover ou minimizar as barreiras que impedem ou dificultam a aprendizagem. Ela intervém orientando os pais, os professores e ajuda o próprio indivíduo (ou grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista deste processo.
Se o seu filho tem dificuldades de aprendizagem, venha fazer uma avaliação detalhada com profissional capacitado.
*sou psicopedagoga com formação em Pedagogia, atualmente atendo na Clinica Viva Bem em Taboão da Serra. Atuei durante 7 anos no Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC e Fundação Santo André, no CER – Centro Especializado em Reabilitação de São Bernardo do Campo no ambulatório de Deficiência Intelectual.