Durante oito horas, mais de 62 mil pessoas participaram, no último sábado, dia 5, do Ação Global realizado na Praça Luiz Gonzaga. Os moradores de Taboão da Serra, e de toda região, tiveram atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, meio ambiente, cultura, justiça, cidadania, documentação, esportes e lazer e muitas outras áreas. A organização do evento também dedicou atenção especial às crianças e adolescentes com estandes próprios e montou um verdadeiro parque de diversões com escorregadores, camas elásticas entre outros brinquedos. No total foram realizados 156.899 atendimentos, sendo 2.840 documentos entre RG e Carteira Profissional.
Sem dúvida, a área da saúde foi a mais movimentada. Com a possibilidade de realizar um diagnóstico precoce e conseguir um encaminhamento direto, os moradores, em especial as mulheres, realizaram diversos exames. Foi o caso da moradora do Parque Laguna, Eliane Maria Lima da Silva, de 40 anos. No exame para avaliação dos rins foi constatada uma alteração no nível de proteína na urina. A médica do SESI, Altair Lima, explica que nesses casos os pacientes são encaminhados diretamente a uma UBS. “Sempre que apresenta alguma alteração, nós encaminhamos o paciente a uma UBS e os casos mais graves o atendimento é feito na Unifesp, em São Paulo”, diz Altair.
No final da manhã, o prefeito de Taboão da Serra, Dr. Evilásio Farias (PSB), e o Presidente da FIESP, Paulo Skaf, foram ver de perto a movimentação na praça. Ambos se impressionaram com a quantidade de pessoas que estavam por lá. Visitaram estande a estande. Foram aplaudidos e tiveram que tirar dezenas de fotos com os populares. Skaf disse que foi informado que a praça estava cheia. Porém, se surpreendeu ao chegar ao local. “Imaginei que estava cheio, mas está mais cheio do que eu imaginava”, disse. O prefeito também estava “muito feliz e muito satisfeito com os resultados. Impressionamos positivamente”, comemora Dr. Evilásio.
As pessoas que desejavam tirar documentos precisaram de paciência. A fila era uma das mais longas e demoradas. O jovem Bruno Dias de Deus, 9 anos, morador do Santo Onofre, esperou, acompanho por seu pai, mais de três horas para conseguir tirar o RG. Por volta das 14 horas as senhas já tinham acabado. Porém, o atendimento só terminou após as 18 horas.
O Diretor do SESI, Eduardo Monteiro, afirma que o balanço é positivo porque todas as metas foram alcançadas e até superadas neste Ação Global. “Nós atingimos plenamente as metas. As pessoas foram atendidas como demonstram os números. A população que precisa de serviço de educação, cultura, saúde e cidadania encontraram aqui. A gente sabe que não resolve toda essa carência. Mas eu acho que o SESI teve uma contribuição muito positiva no município nesse sentido”, afirma Monteiro.
O Secretário de Administração, Ronaldo Dias, responsável por organizar o evento no município, comemora o maior evento de ação social realizado em Taboão da Serra nos últimos anos. Dias também elogia a dedicação dos voluntários durante o Ação Global. “Todos colaboraram muitos. Todos ficaram muito empolgados. E com toda essa estrutura a cidade de Taboão [da Serra] se destacou na região”, afirma.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO AÇÃO GLOBAL: