Direto da redação
A circulação dos trens na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, operada pela ViaMobilidade, voltou ao normal após quase cinco horas com falha nesta quinta-feira, 15 de junho de 2023.
O problema foi identificado às 4h40, logo na abertura das estações, e se manteve durante o horário de pico da manhã, prejudicando o deslocamento dos passageiros.
Depois de passar o horário de maior movimento, equipes de manutenção começaram a atuar para resolver a falha no trecho entre as estações AACD-Servidor e Moema.
Falha na linha 5-Lilás
Segundo a concessionária, técnicos estão trabalhando para minimizar os impactos, conforme medidas abaixo mencionadas pela empresa:
- Trens vazios foram inseridos para melhorar a oferta no sentido de maior demanda;
- Reforçado o efetivo e concentrado um maior número de Agentes de Atendimento e Segurança (AAS) em todas as plataformas para auxiliar no embarque e desembarque;
- Intensificação dos avisos sonoros em todas as estações e trens;
- Empresa está monitorando a linha de bloqueios de todas as estações para evitar aglomerações.
Em razão da chuva que atinge a cidade de São Paulo, o sistema de sinalização da Linha 9-Esmeralda está oscilando, causando velocidade reduzida entre as estações Osasco e Cidade Jardim. “Técnicos atuam para restabelecer o sistema o mais rápido possível”, disse ainda a ViaMobilidade.
Por que a Linha 4-Amarela teve problema hoje?
A operação da Linha 4-Amarela foi normalizada. “Entre 8h45 e 9h09 desta quinta-feira, uma falha elétrica interrompeu a circulação entre as estações Vila Sônia Profª. Elisabeth Tenreiro e Pinheiros”, afirmou a empresa que administra a via.