Por Geovanna Matos, na redação
Moradores de Taboão da Serra estão enfrentando uma grave crise de abastecimento de água, que já dura mais de cinco dias consecutivos. O problema tem causado transtornos em diversas regiões da cidade, com relatos de que bairros como Jardim Maria Rosa, Jardim Leme, Jardim Guaciara, Jardim Silvio Sampaio, Jardim Bom Tempo e Jardim Clementino estão com o fornecimento de água interrompido, sem nenhuma justificativa oficial da Sabesp.
Em entrevista ao Taboão em Foco, moradores relataram que, mesmo com o fornecimento de água suspenso, os hidrômetros (relógios de água) continuam marcando o consumo. Em algumas áreas, o abastecimento foi restabelecido, mas com um novo problema: a água que sai das torneiras está barrenta, tornando-a imprópria para consumo.
A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu uma nota neste domingo (26) informando que está ciente da situação e tomando as providências necessárias para resolver o problema. O prefeito Engenheiro Daniel, acompanhado do secretário de Manutenção, Johnatan Noventa, se reuniu com representantes da Sabesp na tarde desta segunda-feira (27) para discutir soluções e exigir que o serviço seja normalizado nas áreas afetadas. A Sabesp prometeu que o abastecimento seria normalizado até às 10h desta terça-feira (28).
Em nota, a Sabesp explicou que está realizando manutenções emergenciais na rede de distribuição, o que afetou o abastecimento em algumas regiões. A companhia também justificou que a forte onda de calor nos últimos dias provocou um aumento significativo no consumo de água, dificultando a recuperação do sistema. A previsão da Sabesp é de que o abastecimento seja totalmente restabelecido até o final desta terça-feira.