Calados, vereadores de Taboão aprovam aumento de IPTU

iptuNa sessão desta terça-feira, dia 1 de Dezembro, os vereadores de Taboão da Serra se calaram e aprovaram, sem qualquer discussão ou ressalva, o projeto de lei, encaminhado pelo executivo municipal, que atualiza a Planta Genérica de Valores (PGV) e, consequentemente, aumenta o valor de IPTU. Mais uma vez a população taboanense não foi consultada e só vai perceber o tamanho real do aumento quando o carnê do imposto chegar, via correio, a partir do mês de fevereiro de 2010.
 
Conhecidos por seus discursos contundentes, os vereadores tiveram reunião com o prefeito, conversas com representantes da Secretaria de Habitação, mas preferiram se reunir em uma sala fechada e omitir dos seus eleitores o projeto que estava sendo votando. Apenas o vereador Alexandre Depieri (PSB) falou, superficialmente, a respeito do assunto. Mas só depois que o aumento já estava aprovado. Nem o Líder do Governo, Vereador Paulo Félix (PSDB) quis dar entrevista após a sessão. “Preciso me inteirar melhor do assunto”, afirmou rapidamente.
 
O PGV atualiza o valor do metro quadrado de terreno, segundo sua localização, os valores do metro de edificação, segundo tipo e padrão; bem como os fatores de correção e os respectivos critérios de aprovação. É com base na PGV que o IPTU é calculado. “A gente mudou a forma de estipular valor para evitar grandes distorções como na planta anterior. Agora a gente trabalha com face dequadra. Você pode encontrar de um lado da rua um valor e do outro lado o valor é outro. Sempre respeitando o valor de fato desenvolvido no mercado imobiliário”, explicou Nilcio Regueira, da Secretaria de Habitação.
 
Nesta quarta-feira, dia 2, o vereador Cido (DEM), falou por telefone com o Taboão em Foco. Cido explicou que o aumento é necessário porque o município perdeu receitas em 2009. “Vamos fechar no vermelho. É preciso aumentar a arrecadação para que os serviços essenciais sejam mantidos”, explica. Cido também reconheceu que foi uma falha os vereadores não terem debatidos o assunto em plenários. “E você viu que o projeto foi aprovado em bloco?”, lembrou.
 
Em alguns casos, o valor do imposto vai aumentar mais de 100%. Por isso taboanense, seja conservador na hora de gastar o seu 13º salário porque 2010 já está chegando. E ele vem bem pesado.
 
O TABOÃO EM FOCO publica abaixo os telefones e os emails dos vereadores. Mande um recadinho ao seu representante:
 
José Luiz Eloi (PMDB): 4788-9309/10 – joseluiz.eloi@yahoo.com.br
Olívio Nóbrega (PR): 4788-9323 – olivionobrega@uol.com.br
José Aprígio (PRB): 4788-9327 – luziaaprigio@hotmail.com
Natalino Soares (PP): 4788-9329 – gab.natal@ig.com.br
Paulo Félix (PSDB): 4788-9319 – vereadorpaulofelix@gmail.com
José Macário (PT): 4788-9300 – macario.pt@hotmail.com
Alexandre Depieri (PSB): 4788-9317 – dr.alexandredepieri@uol.com.br
Carlos Andrade (PV): 4788-9325 – pvcarlosandrade@hotmail.com
Wagner Eckstein (PT): 4788-9311 – vereador.wagner@hotmail.com
Arnaldo Clemente (PSB): 4788-9321 – arnaldinho40@yahoo.com.br
Valdevan Noventa (PV): 4788-9313/14 – valdevan90@yahoo.com.br
Valter Paulo (PSB): 4788-9331/32 – valterpaulo_vereador@hotmail.com
José Aparecido (DEM): 4788-9338/35 – cidodayafarma@camarataboao.sp.gov.br

0 comentário em “Calados, vereadores de Taboão aprovam aumento de IPTU”

  1. Avatar

    Não é novidade que algo acontece na Câmara de Taboão da Serra sem conhecimento da população. Infelizmente, o taboanense pouco se envolve com política e aposto, sem exagero, que mais 90% dos moradores nem sabe quem são os vereadores da cidade. Por isso os parlamentares acham que não devem explicações para ninguém.
    Morei lá até meus 20 anos e sempre ouvi meu pai reclamando do alto valor do IPTU, ainda mais para um local tão precário como Taboão da Serra. Como podem argumentar que a arrecadação caiu, se ultimamente tem se proliferado condomínios por todo o município? E que serviços básicos são esses que os vereadores se referem? Como uma cidadezinha do interior, Taboão tem uma bela pracinha na entrada. Passou dali, é miséria e tristeza. Taboão da Serra está largado a Deus dará!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *