Por Allan dos Reis, direto da Redação
Com 89.386 votos, o novo prefeito de Taboão da Serra [2025-2028] é Engenheiro Daniel (União Brasil), que derrotou o atual prefeito Aprígio (Podemos), que teve apenas 45.492 votos, e não conseguiu sua reeleição. A vice-prefeita é Erica Franquini (MDB), que atualmente é vereadora.
Entre suas principais promessas de campanha estão acabar com os faróis da Avenida Aprígio Bezerra da Silva (antiga Rodovia Régis Bittencourt) e a construção de um hospital municipal na nova sede da Prefeitura. Com apenas 41 anos, essa é a segunda vez que disputa a prefeitura. Em 2020, perdeu para o atual prefeito por menos de 2 mil votos.
Em entrevista exclusiva ao Taboão em Foco, assim que votou, Engenheiro Daniel mandou recado aos taboanenses. “Eu pedi uma oportunidade e pedi para que vocês confiassem em mim, e essa confiança vou demonstrar nos próximos quatro anos. Vamos chegar com o poder público onde a Prefeitura nunca chegou. Esse é nosso objetivo. E é isso que nós vamos fazer na cidade. Vamos atender a população. O Serviço Público vai voltar a ser público e não loteado como a gente vê hoje, que somente pessoas são atendidas quando conhecem um político da cidade. A população vai ter vez e voz em nosso governo”, diz.
Assim que foi confirmada sua vitória pelo TSE, o eleito foi ao comitê político, perto do Shopping Taboão, comemorar com seus apoiadores.
DERROTA AMARGA
Com o lema de reconstruir Taboão da Serra, o prefeito Aprígio não conseguiu se reeleger e sua votação ficou semelhante ao 1º turno em 2020. Na época teve 44.400 votos e, no 2º turno desta eleição, conquistou apenas 45.492 votos.
Aprígio, vítima de um atentado a tiros há 10 dias e que a Polícia Civil investiga as causas e os mandantes, deve encerrar sua carreira política no final deste ano. Ele já foi vereador por dois mandatos, deputado estadual e agora prefeito. Seu auge de reconhecimento foi à frente da Cooperativa Habitacional Vida Nova, da qual foi fundador e presidente até virar prefeito.