Por Allan dos Reis, no Parque Assunção
O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) publicou o decreto nº 101/2020, que “dispõe sobre a flexibilização da Quarentena e retomada gradual das atividades econômicas no contexto da pandemia do COVID19” em Taboão da Serra a partir desta segunda-feira (15). Foram quase 90 dias proibidos de abrirem suas portas.
Entre as exigências estão à disponibilização de álcool em gel para funcionários e clientes, distância entre os clientes de 1,5m e uso obrigatório de máscaras. As empresas precisam preencher “Termo de Responsabilidade e Compromisso” e fixar em local visível.
“A região metropolitana de São Paulo tem que ser compreendida como uma única cidade por conta do fluxo de pessoas. […] Se abrir o comércio [na cidade de] São Paulo tem que abrir aqui. […] Se a flexibilização é precoce ou não é, e eu tenho dúvida sobre isso, o tempo vai nos mostrar se estava certo ou errado, e se flexibilização influenciou ou não no número de casos”, diz Fernandes.
Na fase 2-laranja podem abrir shopping, comércio de rua e setor de serviços. Todos devem ter a capacidade de atendimento limitado a 20%, com quatro horas de atendimento.
SALÕES DE BELEZA
Apesar de previsto para ser flexibilizado apenas na fase 3-amarela, o prefeito anunciou que vai pedir ao Governo do Estado para que flexibilize o atendimento dos salões de beleza.
“Taboão da Serra tem tantos salões de beleza, fruto da formação da Escola Lado a Lado. E temos que ter atenção especial. Existe uma hipocrisia por que eles estão funcionando. Como você deixa de cortar o cabelo? Fica numa clandestinidade hipócrita. E queremos fazer uma coisa oficial com regra”, diz Fernando Fernandes, que deve se reunir com representantes da categoria nesta segunda.


