Por Allan dos Reis, direto da Vila Sônia (SP)
A prometida e sonhada estação de metrô em Taboão da Serra deve ficar pronta até o fim de 2017. Quem garante isto é o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que anunciou nesta quinta-feira, dia3, acontratação do projeto funcional durante visita a futura estação Vila Sônia. Também deve ser construída uma estação [Vila Jussara] próxima a divisa do município.
“Vamos trazer hoje a grande notícia, a confirmação de levar a vocês [moradores de Taboão] o metrô à Vila Jussara e ao coração de Taboão. Isso é irreversível. Já foi o sonho e o planejamento. Agora é implantar”, anunciou o secretário.
Apesar das várias promessas de que a estação pudesse ficar pronta antes de 2015, Jurandir prefere trabalhar com um prazo de inauguração um pouco maior. “Não é antes de 2016. Eu diria, para não me chamarem de mentiroso, é melhor [prever para] 2017, no primeiro semestre. Acho que até dá [para ser em 2016] se a gente conseguir os contratos rápidos. Licença ambiental não vejo grandes problemas, recursos financeiros o governador [Geraldo Alckmin] já alocou. Então é uma questão de obra. O que pode demorar um pouquinho são as desapropriações”, completou.
Nem mesmo os tradicionais atrasos na construção de outras linhas assustam o secretário. “Eu estou mais seguro agora”, completou. E disse que parte desses atrasos se referem à falta de dinheiro e questões ambientais, que na ampliação da linha 4 já está solucionado.
Para a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) a chegada do metrô vai mudar completamente a região. “As cidades que compõe a região metropolitana vêm sofrendo gradativamente com a questão do trânsito, mas a região sudoeste tem essa luz que é trazer um pouco de resolutividade através dessa estação Vila Sônia que vai resolver grande parte do nosso trânsito, vai melhorar a qualidade de vida e vai trazer mais desenvolvimento”, diz.
TÚNEL
O Secretário Jurandir também anunciou que a ligação do metrô até Taboão da Serra será feito por túnel.
LOCAL DA ESTAÇÃO
Apesar de ainda não ter definido o local exato da futura estação, os mapas apresentados mostram que o local escolhido será bem no centro de Taboão, próximo a Praça Nicola Vivilechio.