loader-image
temperature icon 14°C

Ônibus da EMTU em Taboão e região já conta com 100% dos ônibus com QR-Code para consulta de inspeção dos veículos

Compartilhar notícia

Por Samara Matos, na redação  

Os passageiros que utilizam linhas gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos agora podem verificar, por meio de um adesivo QR-Code no exterior dos ônibus, se a vistoria técnica do veículo está válida e se ele está realmente habilitado pela EMTU. A tecnologia já está disponível em 100% da frota das regiões metropolitanas de São Paulo, Taboão da Serra e regiao.

Para fazer a consulta, basta apontar a câmera do celular para Qr-Code do adesivo, fixado na porta ou na lateral direita do veículo, e acessar o link que aparecerá após a leitura do código. O recurso, então, vai exibir a data de inspeção do ônibus, validade da vistoria, dados da empresa operadora e características do veículo.

O sistema contempla as linhas regulares comum e seletiva e os serviços de fretamento, Escolar e Ligado. De acordo com a engenheira civil Alexandra Renata Rodrigues Domingues, chefe do Departamento de Inspeção da Região Metropolitana de São Paulo, a medida visa dar maior transparência aos serviços, facilitar o controle das inspeções para as empresas e agilizar os procedimentos de vistoria.

“Caso o veículo não possua o selo Qr-Code ou não esteja válido, pode ser que seja um serviço clandestino, por exemplo. Se o passageiro observar que o ônibus não está com a vistoria válida, pode registrar uma denúncia anônima”, alerta Alexandra. A denúncia pode ser feita pelo site da EMTU (Acesse aqui)

Inspeção veicular

As inspeções preventivas realizadas pela EMTU nos ônibus consideram mais de 900 itens para promover a eficiência do serviço e segurança aos passageiros do sistema de transporte metropolitano das regiões metropolitanas.

Entre os itens verificados nas inspeções periódicas, as equipes avaliam os sistemas de freios e elétricos, suspensão, pneus, carroceria, acessibilidade, emissão de poluentes e outros elementos que confirmam o estado de conservação dos veículos e garantem segurança e conforto aos passageiros.

Quando são diagnosticadas falhas ligadas diretamente à segurança do passageiro, o ônibus fica retido e impedido de operar. Somente após sanar a irregularidade e mediante uma nova inspeção, o veículo é liberado a circular.Veículos clandestinos ou com operação não autorizada não cumprem normas de segurança e nem passam por inspeções obrigatórias, além de operar de forma precária, sem atender aos requisitos da legislação.Conheça, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre as inspeções veiculares realizadas pela EMTU: Link

Sobre a EMTU – Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Veja também