loader-image
temperature icon 23°C

Prefeitura de Taboão da Serra realiza ação ‘Com a Dengue Não se Brinca’ no Parque Pinheiros e Jardim Trianon

Compartilhar notícia

Por Geovanna Matos, na redação 

Neste sábado (8), a Prefeitura de Taboão da Serra realizou a ação “Com a Dengue Não se Brinca” nas regiões do Parque Pinheiros e Jardim Trianon. A iniciativa teve como objetivo orientar a população sobre os riscos da dengue e como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Durante a ação, agentes de saúde visitaram as casas e ensinaram os moradores a eliminar focos do mosquito. Também foi realizada uma operação cata-bagulho, recolhendo lixo das ruas para evitar o acúmulo de água parada.

O Secretário de Saúde, Ailton Bogalho, detalhou como ocorrerão as ações de combate à dengue “A ação começou na semana passada e ocorrerá todos os sábados. Vamos percorrer todos os bairros, visitar as casas, orientar a população sobre como eliminar focos do mosquito e buscar ajuda, se necessário”, afirmou. Ele também destacou que, caso apresentem sintomas de dengue, os moradores devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), para evitar a sobrecarga dos prontos-socorros “A orientação é que as pessoas procurem a UBS primeiro, antes de irem ao pronto-socorro”, completou.

O prefeito Engenheiro Daniel também participou da ação e conversou com os moradores. Ele explicou que a maior preocupação da população é o número de casos confirmados de dengue na cidade, mas reforçou que o foco da ação é a prevenção “Nosso objetivo é a prevenção. Embora ainda não tenhamos muitos casos confirmados, queremos evitar que a situação se agrave”, explicou. Até o momento, Taboão da Serra registrou 25 casos confirmados de dengue.

Sobre os testes rápidos para diagnóstico de dengue, Daniel informou que estão disponíveis em quatro UBSs da cidade Parque Pinheiros, Jardim Record, Jardim das Margaridas e Jardim Maria José. “Se alguém tiver sintomas, deve procurar essas UBSs para atendimento prioritário”, orientou. Em relação à vacina contra a dengue, ele acrescentou que ainda não está disponível no município: “As vacinas ainda não chegaram, estão sendo distribuídas apenas no estado para crianças de 10 a 14 anos”, explicou.

Os moradores do Parque Pinheiros aprovaram a ação da prefeitura. Lindolfo, morador da região, comentou “Acho importante, porque, por mais que eu saiba o que fazer, talvez meu vizinho não saiba. Esse trabalho é necessário e espero que continue.”

A ação “Com a Dengue Não se Brinca” seguirá nos bairros de Taboão da Serra, com mutirões aos sábados, até o final de abril.

Veja também