Por Samara Matos, na redação
A partir desta terça-feira (1º), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra passam a aplicar a vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e tem como objetivo ampliar a proteção contra as formas mais graves da meningite bacteriana.
Com a mudança, o reforço vacinal aos 12 meses — que antes era feito com a vacina meningocócica C — passa a ser substituído pela ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria causadora da doença: A, C, W e Y.
A vacina já era aplicada no SUS para adolescentes de 11 a 14 anos e, até então, quem desejava imunizar crianças menores de um ano com a ACWY precisava recorrer à rede particular, com preços entre R$ 300 e R$ 500 por dose. Agora, a vacina passa a estar disponível gratuitamente nas UBSs.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ailton Bogalho, todas as unidades do município estão abastecidas e orientadas para a aplicação da nova dose.
Crianças que já tomaram o reforço com a vacina meningocócica C não precisam ser revacinadas. Já aquelas que completaram 12 meses e ainda não receberam a dose devem ser levadas para vacinação.
Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, a forma mais grave da doença. Em Taboão da Serra, até o momento, não há casos confirmados ou suspeitos da doença, de acordo com boletim da Vigilância Epidemiológica.
A ampliação faz parte das Diretrizes para o Enfrentamento das Meningites até 2030, alinhadas ao plano da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além da vacina ACWY, o SUS também oferece outras imunizações que ajudam na prevenção da meningite, como BCG, Penta e Pneumocócicas.


