Por Allan dos Reis, no Jardim Helena
O vereador André Egydio (Pode) foi eleito presidente da Câmara de Taboão da Serra com sete votos para o biênio 2023-2024 em sessão desta terça-feira (13) marcada por muita confusão e questionamentos jurídicos, que fizeram seis vereadores – que apoiavam a candidatura de Joice Silva (PTB) – deixarem o plenário.
Também foram eleitos para nova mesa diretora os vereadores Marcos Paulo (vice-presidente), Érica Franquini (1ª secretária) e Nezito (2º secretário).
Em seu primeiro discurso, o futuro presidente sinalizou o desejo de conciliação com o prefeito Aprígio, que apoiava a candidata Joice.
“Venderam muitas ‘armas’ a respeito de mim. […] Vou entrar nesta presidência de bandeira branca. Vou conquistar de novo a confiança do senhor”, diz Egydio.
Assim que o atual presidente Carlinhos do Leme abriu a votação, o vereador Anderson Nóbrega questionou “quais seriam os procedimentos corretos” para votação. A partir deste ponto, a confusão se instaurou no plenário e nos corredores. “Não vou aceitar manobra” para impedir a votação, disse Carlinhos.
Com poucos minutos para o meio-dia, o presidente pediu os votos dos aliados, que votaram no Egydio. Ao meio-dia, o presidente declarou. “Estourou o tempo. Vocês conseguiram [adiar a sessão]. Vamos terminar a sessão que iniciou hoje na semana que vem”.
PARECER FAVORÁVEL
Porém, o procurador da Câmara, Augusto Lewin, deu parecer favorável a continuidade da sessão, alegando que – como a votação teve início – a sessão só termina com a escolha da nova mesa diretora.
O parecer foi assinado de forma eletrônica. Porém, minutos depois, ele apareceu no plenário e nova confusão se instaurou.
PEDIDO DE PRISÃO
Alegando que o procurador estaria com Covid-19, o vereador Alex Bodinho deu voz de prisão a ele e exigiu – sem sucesso – que a GCM o conduzisse para o distrito policial.
Após a grande confusão, ele fez um teste e provou que não havia qualquer risco.
FORA DO PLENÁRIO
Quando o relógio bateu 14h, os vereadores Joice Silva, Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, Luzia Aprígio, Enfermeiro Rodney e Sandro Ayres deixaram o plenário, alegando que a sessão teria terminado.
VOTAÇÃO CONTINUA
Com o parecer em mãos, o presidente Carlinhos deu andamento na votação de toda mesa diretora.