Por Samara Matos, na redação
O Metrô funcionará ininterruptamente do sábado (27) para o domingo (28). Confira o funcionamento do Metrô na madrugada do sábado para o domingo:
- Estações São Bento, da linha 1-azul, e Anhangabaú, da linha 3-vermelha: funcionarão para embarque e desembarque. O embarque nestas estações será possível pelo acesso do Vale (São Bento) e acesso Formosa (Anhangabaú).
- Todas as demais estações, nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata estarão fechadas durante a madrugada, porém atenderão o desembarque de passageiros.
As linhas da ViaQuatro e da ViaMobilidade também terão funcionamento especia. Confira:
- Linha 4-amarela: as estações Luz, República, Paulista–Pernambucanas e Pinheiros estarão abertas para transferência e desembarque. A Estação Vila Sônia-Prof. Elisabeth Tenreiro permanecerá aberta para embarque e desembarque, devido aos eventos nas proximidades da estação. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. A operação de ônibus Vila Sônia a Taboão da Serra será ininterrupta.
- Linha 5-lilás: as estações Santa Cruz, Chácara Klabin e Santo Amaro estarão abertas para transferência e desembarque. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque.
- Linhas 8-diamante e 9-esmeralda: as estações Barra Funda, Pinheiros e Santo Amaro, Presidente Altino e Osasco estarão abertas para transferência e desembarque. As demais estações permanecerão abertas apenas para desembarque.
A oferta de trens para a Virada Cultural poderá sofrer ajustes com base na variação da demanda. Haverá reforço das equipes de segurança e estratégias de fluxo implantadas nas estações impactadas pelo evento, caso necessário.
A EMTU terá desvio de itinerário em nove linhas metropolitanas que circulam nas avenidas Eliseu de Almeida e Pirajussara, no bairro do Butantã, local onde estão programados eventos da Virada Cultural. Os serviços 033, 068, 079, 089, 191, 241, 300, 511 e 841 vão operar com porta esquerda e foram autorizadas pela SPTrans a circularem pelo corredor da avenida Francisco Morato. Agentes da EMTU vão monitorar a operação e orientar os passageiros.